O que é o amor? Significado, história, sinais e tipos

Um relacionamento inclui amizade, atração sexual, compatibilidade intelectual e, é claro, amor. O amor é a cola que mantém um relacionamento forte. Ele é profundamente biológico. Mas o que é o amor e como saber se você está realmente apaixonado?

Não é fácil definir o amor porque a percepção de todos sobre o amor verdadeiro pode ser muito diferente. As pessoas geralmente se confundem entre luxúria, atração e companheirismo. Portanto, não existe uma única definição ideal de amor.

Entretanto, o amor pode ser resumido como um sentimento intenso de euforia e profunda afeição por alguém ou alguma coisa. Essa definição ou significado de amor pode abranger apenas algumas das emoções que compõem o que você sente quando está apaixonado.

O amor é uma emoção? Sim.

Emoções abstratas como o amor podem ser definidas em termos específicos? Talvez não.

Entretanto, há certas palavras e ações que se enquadram no âmbito do amor, enquanto outras não.

Alguns gestos podem ser chamados de amor. Por outro lado, algumas outras emoções e sentimentos podem ser confundidos com amor, mas as pessoas logo percebem que não são amor verdadeiro. Vamos entender mais sobre o amor e o sentimento.

Qual é o verdadeiro significado do amor?

Se quiser definir o amor em uma frase, o amor é uma das emoções mais profundas que os seres humanos experimentam. É uma combinação de atração e proximidade. A pessoa por quem nos sentimos atraídos ou próximos é a pessoa por quem geralmente estamos apaixonados.

Essa pessoa pode ser um amigo, pai, irmão ou até mesmo nosso animal de estimação. Esse amor é baseado em um sentimento de atração ou afeição.

O significado completo do amor pode ser visto de diferentes maneiras porque há diferentes tipos de amor. A resposta à pergunta “O que é amor para você?” pode ser diferente para cada pessoa, dependendo do contexto do relacionamento.

De acordo com o dicionário Cambridge, o amor é definido como gostar muito de outro adulto e sentir-se romântica e sexualmente atraído por ele ou ter fortes sentimentos de afeição por um amigo ou pessoa de sua família.

Embora essa seja uma definição mais literal, o amor pode ser definido de muitas outras maneiras.

Como você descreve o significado romântico do amor?

Os sentimentos de amor podem ser definidos como um amálgama de várias outras emoções. Amor é carinho, compaixão, paciência, não ter ciúmes, não ter expectativas, dar uma chance a si mesmo e às outras pessoas e não se apressar.

O que significa amor, então? Você pergunta. O amor tem sido usado com frequência como substantivo, mas na prática é um verbo. Trata-se do que fazemos pelos outros e de como fazemos com que eles se sintam amados e cuidados.

A história do amor

Como a maioria das coisas no mundo, o amor também se transformou com o passar dos anos e dos séculos. O amor nem sempre foi como o conhecemos hoje.

Research Highlight= Pesquisas mostram que, antigamente, o amor era secundário ou nem mesmo considerado quando se tratava de uma união entre duas pessoas. Os casamentos, que em algumas culturas e partes do mundo são conhecidos como o objetivo final de um relacionamento romântico, eram principalmente transacionais.

As pessoas se casavam com base no fato de o casamento lhes trazer ou não benefícios em termos de riqueza e poder.

No entanto, se observarmos as formas de arte, como a poesia, o amor é uma emoção antiga, algo que as pessoas experimentam há muito tempo.

Qual é a sensação do amor verdadeiro?

O amor é um sentimento holístico. Ele envolve muitos elementos, palavras e ações que definem o amor. O que o amor significa para você depende de como ele o faz sentir e das experiências que ele traz para sua vida.

Muitas pessoas podem se perguntar: “Qual é o significado do amor em um relacionamento? A resposta está nos elementos do amor.

1. Cuidado

O cuidado é um dos principais elementos do amor.

    Se amamos alguém, nos preocupamos com essa pessoa, seus sentimentos e seu bem-estar. Podemos nos esforçar ao máximo para garantir que ela esteja bem e até mesmo comprometer e sacrificar nossas necessidades para dar a ela o que ela precisa.

    2. Admiração

    A admiração é muito importante no amor e nos relacionamentos.

      A admiração pode ser por sua fisicalidade ou até mesmo por sua mente e personalidade. Gostar de alguém por seu eu externo e interno e respeitar seus pensamentos são elementos essenciais do amor.

      3. Desejo

      O desejo é sexual, físico e mental.

        O simples fato de querer passar mais tempo com alguém, estar perto dessa pessoa e desejá-la – tudo isso faz parte do desejo que você sente quando está apaixonado por alguém.

        8 tipos diferentes de amor

        Há oito tipos diferentes de amor, de acordo com a mitologia grega. Eles incluem

        1. Amor familiar ou Storgy

        Refere-se ao tipo de amor que compartilhamos com nossa família – pais, avós, irmãos, primos e outros.

        2. Amor conjugal ou Eros

        Esse é o tipo de amor romântico que sentimos por um parceiro com quem desejamos nos casar ou com quem já nos casamos.

        3. Amor pelo princípio – Ágape

        Esse amor não se baseia em emoções, mas em princípios. É conhecido como o amor pelas pessoas de quem não gostamos, o amor pelos que não são amáveis.

        4. Amor fraternal – Phileo/Philia

        Como o nome sugere, o amor fraterno é o amor por nossos entes próximos, que consideramos tão queridos quanto a família. Essas pessoas, entretanto, não são nossa família de sangue.

        5. Amor obsessivo – Mania

        O amor obsessivo, também conhecido como Mania, é uma obsessão por uma pessoa ou por uma determinada maneira de amá-la. Esse amor impede seu crescimento e pode interferir em sua vida pessoal e profissional.

        6. Amor duradouro – Pragma

        O amor duradouro é o tipo de amor profundo e verdadeiro que as pessoas em relacionamentos longos e significativos experimentam.

        7. Amor lúdico – Ludus

        O amor lúdico, também chamado de amor jovem, é o que você sente quando acha que o mundo inteiro conspirou para que vocês dois ficassem juntos. Esse amor, no entanto, tem data de validade e pode se extinguir com o tempo.

        8. Amor próprio – Philautia

        Esse tipo de amor tem sido bastante comentado, especialmente nos últimos tempos. Ele se refere à apreciação e ao cuidado consigo mesmo antes de se dedicar a outra pessoa.

        12 sinais reveladores do amor

        O amor é uma emoção, mas as pessoas demonstram sinais de que estão apaixonadas. Você pode saber se alguém está apaixonado por você pelas coisas que faz por você, pelas palavras que diz e pela maneira como se comporta com você.

        Aqui estão alguns sinais que podem explicar “O que é o amor” de uma maneira bem informada:

        1. O amor é generoso

        Em um relacionamento verdadeiramente amoroso, damos ao outro sem esperar retorno. Precisamos manter um registro de quem fez o quê pelo outro. Dar prazer ao nosso parceiro também nos dá prazer.

        2. Sentimos o que nosso parceiro sente

        O verdadeiro significado do amor é sentir uma sensação de alegria quando vemos nosso parceiro feliz. Quando vemos que ele está triste ou deprimido, também sentimos seu mau humor. Com o amor, vem a empatia pelo estado emocional da outra pessoa.

        3. Amor significa compromisso

        O verdadeiro significado do amor em um relacionamento é comprometer voluntariamente suas necessidades para acomodar as necessidades ou os desejos de seu parceiro.

        Mas não nos sacrificamos ao fazer isso, tampouco a outra pessoa deve exigir que nos sacrifiquemos para obter ganhos para ela. Não é disso que se trata o amor em um relacionamento; isso é controle e abuso.

          4. Respeito e bondade

          O que é amor verdadeiro?

            Quando amamos, agimos de forma respeitosa e gentil um com o outro.

            Não magoamos nem denegrimos nossos parceiros intencionalmente. Quando falamos sobre eles na ausência deles, é com tanto carinho que os ouvintes podem ouvir o amor em nossas palavras. Não criticamos nossos parceiros pelas costas.

            5. Agimos com ética e moral

            Nosso amor pela outra pessoa nos permite agir de forma moral e ética com ela e em nossa comunidade. Sua presença em nossas vidas nos faz querer ser pessoas melhores para que elas continuem a nos admirar.

            6. Protegemos a solidão um do outro

            Com amor, nunca nos sentimos solitários, mesmo quando estamos sozinhos. O simples fato de pensar na outra pessoa nos faz sentir como se tivéssemos um anjo da guarda conosco o tempo todo.

            7. O sucesso do outro é o seu também

            O que é o verdadeiro amor em um relacionamento?

            Quando nosso parceiro é bem-sucedido em alguma coisa depois de um longo esforço, ficamos radiantes de alegria como se também fôssemos os vencedores. Não há sentimento de ciúme ou competição, apenas puro prazer em ver o sucesso de nosso amado.

            8. Eles estão sempre em nossa mente

            Mesmo quando estamos separados por causa do trabalho, viagens ou outros compromissos, nossos pensamentos se voltam para eles e para o que podem estar fazendo “agora”.

            9. A intimidade sexual se aprofunda

            Com o amor, o sexo se torna sagrado. Diferentemente dos primeiros dias, nosso ato sexual agora é profundo e sagrado, uma verdadeira união de corpos e mentes.

            10. Sentimo-nos seguros

            A presença do amor no relacionamento faz com que nos sintamos protegidos e seguros, como se a outra pessoa fosse um porto seguro para voltarmos para casa. Com ela, sentimos uma sensação de segurança e estabilidade.

            11. Sentimo-nos vistos e ouvidos

            Nosso parceiro nos vê como somos e ainda assim nos ama. Podemos mostrar todos os nossos lados positivos e negativos e receber seu amor incondicionalmente.

              Ele sabe quem somos em nossa essência. O amor nos permite expor nossa alma e sentir a graça em troca.

              12. O amor ajuda a lutar sem medo

              Do que se trata o amor? É uma sensação de segurança.

                Se estivermos seguros em nosso relacionamento amoroso, saberemos que podemos discutir e que isso não nos separará. Concordamos em discordar e não guardamos rancor por muito tempo porque não gostamos de ter sentimentos ruins em relação ao nosso parceiro.

                Impacto de estar apaixonado

                O amor é uma emoção muito poderosa. Portanto, ele pode ter impactos positivos e negativos sobre nós. Esses efeitos do amor podem variar de físicos, emocionais e até psicológicos. Os verdadeiros sentimentos de amor podem nos mudar.

                O impacto positivo do amor

                O amor é conhecido por ter um impacto muito positivo em nosso bem-estar, corpo e mente.

                Os sentimentos de amor incondicional, não julgamento, independência e segurança que vêm com um relacionamento saudável podem aumentar a autoestima e a confiança. Também reduz o estresse, que é um denominador comum de vários problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão.

                A terapia de casal mostra que alguns dos impactos positivos do amor incluem o seguinte

                • Redução do risco de doenças cardíacas
                • Menor risco de fatalidade devido a ataques cardíacos
                • Hábitos saudáveis
                • Maiores chances de uma vida longa e saudável
                • Níveis de estresse mais baixos
                • Redução do risco de problemas de saúde mental, como depressão.

                O impacto negativo do amor

                O amor não saudável e não correspondido e os relacionamentos ruins podem afetar negativamente seu corpo, sua mente e seu bem-estar.

                Relacionamentos ruins que são tóxicos desde o início ou que se tornam tóxicos com o tempo podem levar a inseguranças que se desenvolvem mais profundamente do que apenas o relacionamento e afetam a saúde mental e os relacionamentos futuros de uma pessoa.

                Os sentimentos de não ser bom o suficiente, de não fazer as coisas direito e de não conseguir atender às expectativas podem fazer com que a pessoa se sinta inferior a si mesma. Pessoas que saem sem explicações, traem e mentem podem levar a problemas de abandono que duram mais do que o relacionamento.

                Os impactos negativos do amor podem ser os seguintes

                • Aumento do risco de doenças cardíacas
                • Aumento do risco de ataques cardíacos
                • Altos níveis de estresse
                • Recuperação mais lenta de doenças
                • Saúde mental debilitada

                Como praticar o amor

                Como mencionado acima, o amor é um amálgama de vários fatores e sentimentos. Para praticar o amor de forma saudável e fazer com que as pessoas em nossas vidas se sintam amadas, temos de estar abertos ao amor.

                Não existe um guia passo a passo seguro sobre como praticar o amor, mas esses pontos podem ajudar.

                • Seja mais compassivo, cuide das pessoas que você ama
                • Seja vulnerável, baixe a guarda e se abra com seu parceiro/parente/irmão
                • Esteja disposto a aceitar suas falhas
                • Aceite seus erros e perceba como eles afetam a outra pessoa
                • Pedir desculpas
                • Perdoe as pessoas que você ama quando perceber que elas estão genuinamente arrependidas
                • Ouça seus entes queridos
                • Priorize seu tempo com eles
                • Certifique-se de que você estará presente nos grandes dias
                • Retribua suas palavras, gestos e sentimentos
                • Demonstre afeto
                • Aprecie-os

                Perguntas Frequentes

                O amor é uma emoção com base na qual muitos poemas, filmes e músicas são criados. No entanto, ainda há muitas perguntas que ele suscita.

                Qual é a forma mais profunda de amor?

                A forma mais profunda de amor é aquela que engloba em si sentimentos de empatia e respeito. Ele não se concentra apenas em objetivos egoístas, mas muda o foco para cuidar do bem-estar da pessoa que você ama.

                O significado profundo do amor engloba outras emoções que demonstram o quanto você valoriza e se importa com a pessoa amada.

                É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

                Sim, é possível amar várias pessoas ao mesmo tempo. Entretanto, os elementos do amor para cada pessoa podem ser diferentes.

                O amor pode se desvanecer com o tempo?

                Sim, o amor pode evoluir ou diminuir com o tempo devido a vários fatores, como mudanças na vida, mal-entendidos ou crescimento pessoal. Entretanto, com esforço e comunicação, o amor também pode se aprofundar e resistir ao teste do tempo.

                O amor é um sentimento ou uma emoção?

                O amor é tanto um sentimento quanto uma emoção. Ele engloba afeição profunda, apego e uma mistura complexa de emoções. Ele envolve sensações físicas, processos cognitivos e expressões comportamentais, o que o torna uma experiência rica e cheia de nuances.

                O amor faz as pessoas mudarem?

                O amor tem o poder de influenciar e inspirar mudanças nos indivíduos. Seja por meio do crescimento pessoal, do compromisso ou da adaptação às necessidades de um relacionamento, o amor pode ser um catalisador de transformações positivas na vida das pessoas.

                O Resumo da Obra

                Se você já se perguntou muitas vezes: “O que é o amor em um relacionamento”, este artigo pode ter lhe dado algumas ideias.

                O ponto principal é que certos sentimentos, como cuidado, paciência, respeito e outros, captam “o que é o amor em um relacionamento”.

                Fatores como querer e precisar de amor, como amamos e a importância do amor são essenciais para entender quando se responde à pergunta: “O que é amor?”

                O amor é uma emoção complexa e pode variar de pessoa para pessoa. Mesmo que você sinta que precisa de esclarecimentos sobre o que é o amor e como é estar apaixonado, provavelmente descobrirá com o tempo.

                Deixe um comentário